Terça-Feira, 9 de Fevereiro de 2021|
O sol é fonte de energia limpa, renovável e infinita. A cada ano, residências e empresas em todo o mundo instalam sistemas de energia solar para gerar a própria eletricidade. No Brasil, essa energia também está em expansão e deve crescer quatro vezes nos próximos 10 anos, atingindo 8% da nossa matriz elétrica.
O crescimento se deve às muitas vantagens que a energia solar apresenta em relação a outras fontes energéticas. O consumidor sente no bolso a redução quase total dos gastos com eletricidade. E o meio ambiente sente, aos poucos, os efeitos de um modelo de energia totalmente livre de popular.
Confira os principais benefícios da energia solar:
1 - Redução na conta de luz, sem diminuir o consumo
Residências e empresas que geram à própria energia podem reduzir em até 95% os custos com a conta de luz e, o melhor, sem precisar diminuir o consumo de energia.
Além da economia mensal com eletricidade, famílias e negócios ficam imunes à economia energética. Outra vantagem: quando seu imóvel produz mais energia do que consome, é possível injetar o excedente na rede elétrica da concessionária em troca de créditos de energia.
2 - Ótimo retorno sobre o investimento
Optar pela energia solar é um ótimo investimento a longo prazo. O custo inicial de um sistema fotovoltaico ainda é considerado alto no Brasil. Os preços variam conforme a demanda de energia de cada imóvel, entre outros fatores.
Economia a economia nas contas de luz, o retorno sobre o investimento leva seis anos, em média. A vida útil do sistema de energia solar é de 25 anos. Portanto, sua casa ou empresa usufruir da energia solar por quase 20 anos com o investimento já pago.
3 - Imóvel sustentável tem mais valor
Ao investir na instalação de um sistema de energia solar você agrega valor ao seu imóvel. Projetos que valorizam a sustentabilidade, como a geração própria de energia limpa e o reaproveitamento de água são tendência.
Imóveis sustentáveis ??são cada vez mais valorizados pelo mercado imobiliário e exigidos pela construção civil. Um imóvel sustentável pode ter seu valor de mercado acrescido em até 30%, de acordo com a GBC Brasil, ONG que estimula a sustentabilidade no setor de construção civil.
4 - Sistema requer manutenção simples
Uma vez instalado, o sistema de energia solar tem baixa necessidade de manutenção. Basta realizar a limpeza dos paineis solares e a realização visual periódica do equipamento.
Os paineis instalados nos telhados podem ficar sujos por causa da poeira, nuvens, folhas, galhos e dejetos de pássaros. A limpeza manual dos paineis deve ser feita anualmente. A sujeira impede que a luz do sol chegue até as células fotovoltaicas e pode comprometer a eficiência energética do sistema em 25%.
Uma inspeção visual deve ser feita para detectar possíveis arranhões ou rachaduras que podem causar danos no sistema.
5 - Energia solar pode ter geração coletiva
Se o investimento em energia solar é alto para um único consumidor, a boa notícia é que ela pode ser gerada de forma coletiva. Pessoas físicas ou jurídicas podem se reunir em cooperativas ou consórcios e compartilhar os custos e os benefícios da geração de energia.
É possível comprar ou alugar cotas de parques ou usinas de energia solar. Participando deste modelo, sua empresa ou residência pode reduzir em até 80% os custos com eletricidade. A geração de energias renováveis ??de forma compartilhada é uma tendência mundial e vem crescendo no Brasil.
6 - Energia solar não polui
Uma das prioridades da agenda mundial contém a ameaça do aquecimento global. Para isso, os países reduzir como isenção de gases de efeito gerado pela queima de combustíveis fósseis e ampliar o uso das fontes de energia limpas.
A energia solar é uma das principais fontes de energia renovável e totalmente livre de fontes. Ao participar da geração de energia solar, cidadãos comuns o Brasil a construir um modelo energético mais sustentável.
Gostou? Compartilhe: