Como economizar luz na sua casa ou empresa

O horizonte é ensolarado. Dentro das casas, lâmpadas e equipamentos funcionam movidos pela luz do sol. Milhares de famílias e…

Terça-Feira, 9 de Fevereiro de 2021|

No Brasil as tarifas de energia fornecem aumentos constantes, sempre acima da informação. Famílias buscam novas formas de reduzir a conta de luz. Empresas repensam maneiras de baixar os custos de energia sem prejudicar a produtividade. Algumas medidas de economia servem tanto para empresas como para residências.

Além dos impactos no bolso, o consumo de energia está ligado à sustentabilidade. Precisamos pensar em como avançar para um consumo mais consciente. Afinal, evitar o desperdício de energia e de outros recursos é dever de cada empresa, de cada família, de cada um.

 

Substituir equipamentos ultrapassados

Equipamentos antigos, como ar condicionado e gelada, são vilões do consumo de energia. Aparelhos modernos têm melhor eficiência energética e são mais econômicos. A alteração do tipo de ar condicionado, a economia gerada no período de 10 meses acaba compensando o investimento feito para a substituição.

Nas residências, as geladeiras antigas podem consumir 200% mais energia do que os modelos novos. Nas fábricas, além de economizar energia, como máquinas mais modernas aumentam a capacidade de produção.

 

Evitar os horários de pico

O país atinge seu auge de consumo de energia das 17h às 22h. Como há maior demanda, as tarifas de energia elétrica ficam mais caras nesse período.

Em casa, é possível economizar evitando usar o chuveiro elétrico, ar condicionado, máquina de lavar roupas e ferro de passar nesse intervalo.

Nas empresas, interromper as atividades das 17h30 às 20h30 ajuda a baixar os custos com energia. Ao evitar o horário de pico, uma fábrica com até 50 empregados pode reduzir em até 40% a conta de luz.

 

Aproveitar ao máximo a luz natural

Aproveite a luz natural sempre que possível. Janelas grandes e envidraçadas otimizar a iluminação natural dos ambientes.

Tanto em casas como em escritórios, ambientes mais claros reduzir o consumo de energia. Prefira paredes e teto brancos ou em toneladas claros, pois essas cores refletem a luz natural que entra no ambiente.

Nos escritórios, eliminar paredes e divisórias ajuda a otimizar a iluminação, que responde por 60% do consumo de energia espaços espaços.

 

Prefira como compatível com a promoção

Uma lâmpada fluorescente compacta consome 80% menos energia do que a incandescente, permitindo a redução no valor da conta de luz. Uma lâmpada de LED consome ainda menos energia, porém é mais cara.

 

Optar pela energia do sol

Usar a luz solar para gerar eletricidade é uma alternativa que consegue baixar drasticamente os custos com energia. Além disso, a energia solar protege famílias e empresas das constantes altas nos preços da energia elétrica.

Casas e negócios que geram a própria energia podem economizar até 95% na conta de luz. Já os imóveis que optam por gerar energia solar de forma coletiva conseguir uma economia de até 80%.

Com a expansão da energia solar e o aumento da demanda por paineis solares, os custos desta tecnologia estão cada vez mais motivados para empresas e residências.

 

Geração compartilhada de energia

Montar um sistema próprio de captação de energia solar requer um investimento alto, sendo também fora do alcance de muitas famílias.

O modelo de geração compartilhada ofertado pela CleanClic é uma opção mais fácil e barata, que busca democratizar o acesso à energia limpa sem a necessidade de instalação ou obras.

Economize na conta de luz com a CleanClic: http://www.cleanclic.com.br/residencias

Gostou? Compartilhe: