Seis benefícios da energia solar para sua casa e empresa

6 de agosto de 2020|

O sol é fonte de energia limpa, renovável e infinita. A cada ano, residências e empresas em todo o mundo instalam sistemas de energia solar para gerar a própria eletricidade. No Brasil, essa energia também está em expansão e deve crescer quatro vezes nos próximos 10 anos, atingindo 8% da nossa matriz elétrica.

O crescimento se deve às muitas vantagens que a energia solar apresenta  em relação a outras fontes energéticas. O consumidor sente no bolso a redução quase total dos gastos com eletricidade. E o meio ambiente sente, aos poucos, os efeitos de um modelo de energia totalmente livre de poluição.

Confira os principais benefícios da energia solar:

 

1 – Redução na conta de luz, sem diminuir o consumo

Residências e empresas que geram a própria energia podem reduzir em até 95% os gastos com a conta de luz e, o melhor, sem precisar diminuir o consumo de energia.

Além da economia mensal com eletricidade, famílias e negócios ficam imunes à inflação energética. Outra vantagem: quando seu imóvel produz mais energia do que consome, é possível injetar o excedente na rede elétrica da concessionária em troca de créditos de energia.

 

2 – Ótimo retorno sobre o investimento

Optar pela energia solar é um ótimo investimento a longo prazo. O custo inicial de um sistema fotovoltaico ainda é considerado alto no Brasil. Os preços variam conforme a demanda de energia de cada imóvel, entre outros fatores.

Considerando a economia nas contas de luz, o retorno sobre o investimento leva seis anos, em média. A vida útil do sistema de energia solar é de 25 anos. Portanto, sua casa ou empresa poderão usufruir da energia solar por quase 20 anos com o investimento já pago.

3 – Imóvel sustentável tem mais valor

Ao investir na instalação de um sistema de energia solar você agrega valor ao seu imóvel. Projetos que valorizam a sustentabilidade, como a geração própria de energia limpa e o reaproveitamento de água são tendência.

Imóveis sustentáveis são cada vez mais valorizados pelo mercado imobiliário e exigidos pela construção civil. Um imóvel sustentável pode ter seu valor de mercado acrescido em até 30%, de acordo com a GBC Brasil, ONG que estimula a sustentabilidade no setor de construção civil.

 

4 – Sistema requer manutenção simples  

Uma vez instalado, o sistema de energia solar tem baixa necessidade de manutenção. Basta realizar a limpeza dos paineis solares e a inspeção visual periódica do equipamento.

Os paineis instalados nos telhados podem ficar sujos por causa da poeira, poluição, folhas, galhos e dejetos de pássaros. A limpeza manual dos paineis deve ser feita anualmente. A sujeira impede que a luz do sol chegue até as células fotovoltaicas e pode comprometer a eficiência energética do sistema em 25%.

A inspeção visual deve ser feita para detectar possíveis arranhões ou rachaduras que possam causar danos no sistema.

 

5 – Energia solar pode ter geração coletiva

Se o investimento em energia solar é alto para um único consumidor, a boa notícia é que ela pode ser gerada de forma coletiva. Pessoas físicas ou jurídicas podem se reunir em cooperativas ou consórcios e partilhar os custos e os benefícios da geração de energia.

É possível comprar ou alugar cotas de parques ou usinas de energia solar. Participando deste modelo, sua empresa ou residência pode reduzir em até 80% os custos com eletricidade. A geração de energias renováveis de forma compartilhada é uma tendência mundial e vem crescendo no Brasil.

6 – Energia solar não polui

Uma das prioridades da agenda mundial é conter a ameaça do aquecimento global. Para isso, os países precisam reduzir as emissões de gases de efeito estufa gerados pela queima de combustíveis fósseis e ampliar o uso das fontes limpas de energia.

A energia solar é uma das principais fontes de energia renovável e totalmente livre de poluição. Ao participar da geração de energia solar, cidadãos comuns ajudam o Brasil a construir um modelo energético mais sustentável.

Gostou? Compartilhe:

Confira também nossas vantagens exclusivas: