Como ter energia solar em imóvel alugado

7 de agosto de 2020|

Placas solares nos telhados captam e transformam a luz do sol em energia elétrica. Cada vez mais residências, comércios, indústrias e propriedades rurais têm optado por gerar a própria eletricidade. Nos próximos 10 anos, o uso da energia solar fotovoltaica vai crescer quatro vezes mais no Brasil.

O que explica o crescimento? A energia solar gera grande economia, além de ser uma fonte renovável, infinita e não poluente.

E quem não tem imóvel próprio, também pode se beneficiar com a geração de energia solar? Pode sim! Confira como neste texto.

 

Sistema de energia solar em imóvel alugado

Se você mora de aluguel ou se sua empresa funciona em imóvel alugado você também pode gerar energia solar. Para comprar e instalar um sistema fotovoltaico basta ter uma conta de energia elétrica em seu nome.

Não é preciso ser o dono do imóvel. No entanto, para evitar surpresas, antes de iniciar a obra, converse com o proprietário do imóvel para obter a devida autorização.

 

Placas solares são removíveis

As placas de captação solar podem ser fixadas em telhados convencionais, lajes ou em áreas abertas que tenham uma boa incidência de sol. Para os apartamentos há soluções de instalações em sacadas, cobertura ou térreo dos edifícios.

Os painéis solares são removíveis. Em caso de mudança, é possível levar o sistema para o novo endereço. Vale ressaltar que serviços de remoção e reinstalação devem sempre ser feitos por profissionais da área.

 

 Sistema instalado! É hora de economizar na conta de luz

Uma vez instalado no imóvel, o sistema de energia solar deve ser conectado à rede elétrica da concessionária local. O sistema  precisa estar no mesmo nome do titular da fatura de energia elétrica.

Se o imóvel gera mais energia do que consome, o excedente é injetado na rede elétrica. Como forma de compensação, você recebe créditos de energia que serão abatidos nas contas de luz dos meses seguintes. Alguns imóveis conseguem uma economia de 95% na conta de luz.

 

 Energia remota é solução prática para imóvel alugado

Uma alternativa prática e econômica para quem tem imóvel alugado é gerar energia de forma compartilhada e remota. Ao invés de instalar paineis solares no imóvel, você compra ou aluga cotas de um parque de geração de energia solar.

A CleanClic é uma empresa especializada na geração compartilhada de energias limpas. Ela operacionaliza o ingresso de seus clientes na rede de energia solar e gere as informações de créditos de energia de cada um. A adesão a esse modelo e à plataforma da CleanClic é feita pela internet de forma rápida e fácil.

Em caso de mudança de endereço, o dono ou locatário das cotas pode transferir os créditos de energia para o novo imóvel, desde que esteja localizado na mesma área de concessão da usina de energia solar.

 

Economia de até 80% na conta de luz

Quem adere ao modelo compartilhado pode economizar até 80% na conta de luz, dependendo da cota. Toda a energia gerada pelo parque ou usina solar é injetada na rede elétrica da distribuidora da região.

Como forma de compensação, a distribuidora gera créditos para os participantes da usina. Os créditos são abatidos nas contas de luz nos meses seguintes. Vale ressaltar que os valores dos descontos são proporcionais às cotas adquiridas.

 

Veja as vantagens de gerar energia de forma compartilhada:

  1. Você participa dos benefícios de gerar energia solar sem precisar investir sozinho na compra de um sistema solar fotovoltaico.
  2.  Sem obras! Não precisará fazer obras no imóvel alugado para instalar as placas de captação solar.
  3. A adesão ao modelo compartilhado é simples. Basta acessar a plataforma CleanClic. Tudo pode ser feito pela internet.
  4. Seus gastos com eletricidade podem baixar até 80%, dependendo da cota adquirida.
  5. Em caso de mudança, poderá levar os créditos com você, desde que o novo imóvel esteja na área de atuação da mesma concessionária.
  6. Ao investir numa usina solar com outros parceiros você tem economia de escala: a sua energia renovável fica mais barata.
  7. Toda a operacionalização e gestão do processo é feita pela CleanClic, empresa especializada em gestão de energia solar.
  8.  Você adota uma energia renovável, infinita e de baixo impacto ambiental e ajuda a fortalecer a sustentabilidade no Brasil.
Gostou? Compartilhe:

Confira também nossas vantagens exclusivas: